• ALIX

70% dos brasileiros temem ser espionados pela webcam

Atualizado: Abr 19


Em um estudo conduzido pela Kaspersky, concluiu-se que 70% dos brasileiros se preocupam se estão sendo espionados pela webcam. Apesar disso, o mesmo estudo mostra que muitos internautas ainda permitem acesso ao microfone e à câmera quando instalam um novo app ou programa.


Com a pandemia, o uso de internet aumentou, sendo um recurso indispensável para reuniões, trabalho e para a comunicação em geral. Sendo assim, cada vez mais aplicativos e serviços estão solicitando acesso a microfones e webcams.


Para utilizar esses meios de comunicação modernos de maneira segura, é preciso ficar atento às permissões solicitadas pelos Apps. Faz sentido, por exemplo, que um aplicativo de chamada de vídeo tenha permissões para usar a câmera.


Mas é melhor tomar cuidado com as solicitações de acesso para apps que não tem propósito aparente. Não seria coerente um aplicativo usado para cálculos, por exemplo, solicitar acesso ao seu microfone ou às mídias do seu celular.


Aqui vão algumas dicas para garantir sua segurança e tranquilidade na web:


  • Adquira um protetor de webcam para mantê-la fechada quando não está em uso

  • Sempre leia e revise as permissões solicitadas pelos aplicativos, descartando as que não são necessárias para o seu uso do App


  • Contrate softwares de proteção para manter seu dispositivo e suas informações seguras

  • Para se aprofundar na privacidade online, use o Privacy Checker. Ele descreve todas as configurações de cada rede social e apresenta recomendações para configurar a privacidade nas diversas plataformas.

Adquira os serviços ALIX!


Quer garantir que os dados e dispositivos da sua empresa estão protegidos? Confie em nossas soluções e monitoramento e não desperdice tempo com imprevistos.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo