top of page
Escrevendo

Seus dados e Smartphone à prova de roubo



Ninguém está imune a um roubo de celular, mas podemos sim tomar precauções para proteger nossos dados. Os danos de um roubo para a vítima podem se estender muito além da perda do seu dispositivo.


Um ladrão pode causar muito mais problemas ao acessar seus aplicativos bancários, documentos importantes, fotos e vídeos pessoais.





O que um ladrão pode fazer com o seu smartphone?


Ele poderá vender por peças, principalmente se o dispositivo estiver bloqueado. Além disso, manipular um dispositivo ligado e conectado à Internet de qualquer forma aumenta o risco de ser pego.


Em algumas situações, a tentação de ganhar mais dinheiro pode superar a cautela. Se o smartphone estiver desbloqueado, ou se o criminoso conseguir desbloqueá-lo, ele pode tentar acessar seu aplicativo do banco.


Se o ladrão conseguir desbloquear o celular, ele poderá formatar e revender. Os mais mal intencionados podem ainda buscar informações pessoais que possam servir de chantagem para extorsão, vasculhando a galeria, buscando por mensagens de texto, ou, podem simplesmente divulgá-las online.


Além disso, ele pode tentar hackear suas contas em redes sociais e passar-se por você para pedir dinheiro aos seus contatos.


Diante de tantos perigos, como proteger-se dessas ameaças?


Como tornar a vida dos ladrões mais difícil




Defina um bloqueio de tela com senha ou bloqueio por impressão digital.





Certifique-se de que seu celular bloqueia a tela automaticamente após alguns segundos. Assim você evita que seu smartphone seja acessado por outras pessoas.


Criptografe seus dados: quando ativado, todos os arquivos armazenados no smartphone serão criptografados por padrão e não haverá maneira de lê-los sem desbloquear o smartphone.


Como ativar a criptografia de disco completo no Android:


Vá para as configurações do telefone e selecione Segurança ;

Clique em Criptografia e credenciais e toque em Criptografar telefone . Siga as instruções.


Use aplicativos e notificações protegidas por senha. Configure uma senha separada, PIN ou chave para aplicativos essenciais. Desative as notificações desses aplicativos, especialmente aqueles que aparecem na tela de bloqueio.

Configure o backup de dados. Assim, você não perderá suas informações junto com o celular.


Como configurar o backup no Android:


Localize a opção Sistema nas configurações;

Selecione Backup ;

Ative o backup do Google Drive ou acesse um computador ou outra mídia externa como destino, se o seu dispositivo oferecer essa opção.


Com um iPhone, você tem duas opções de backup. O caminho mais fácil é usar o backup automático do iCloud:


Ative o Backup do iCloud:

Abra Ajustes -> [nome da conta] -> iCloud ;

Selecione Backup


Ative o encontre meu dispositivo. A maioria dos smartphones tem sistemas de rastreamento que podem até mesmo ajudá-lo a recuperar seu celular. Com ele, você pode bloquear o acesso ao seu celular remotamente e até mesmo dispor uma mensagem na tela para quem estiver com ele .


Como ativar Encontre Meu Dispositivo no Android:


Abra Configurações e vá para Segurança ;

Ative a chave Encontre Meu Dispositivo .


Como ativar Buscar iPhone:


Abra Ajustes e toque em seu nome;

Selecione Buscar e ative Buscar iPhone ;




Ter seu celular roubado nunca é uma situação fácil, mas com essas dicas você garante que sua perda será apenas essa, evitando quaisquer problemas maiores.


Conheça as soluções de GESTÃO DE SEGURANÇA da ALIX e mantenha sua empresa protegida.

bottom of page