top of page
Escrevendo

Ransomware: maioria dos brasileiros paga resgate, mas menos de um terço tem dados devolvidos

Uma nova pesquisa global realizada pela Kaspersky indica que 56% das vítimas de ransomware pagaram pelo resgate de seus dados. Apesar disso, apenas cerca de três em cada dez pessoas obtiveram a devolução dos dados roubados.





O ransomware é um golpe online onde o criminoso usa de criptografia para sequestrar seus dados, e cobra um valor, geralmente em criptomoedas, para devolvê-los.







A pesquisa da Kaspersky contou com mais de 15 mil consumidores ao redor do mundo. Entre eles, os mais jovens se mostraram mais propensos a pagar pelo resgate.


Pagando ou não, apenas 16% das vítimas brasileiras conseguiram recuperar todos os arquivos criptografados ou bloqueados após um ataque.


80% das vítimas sofreram perdas: 44% dos brasileiros não conseguiram recuperar uma quantidade significativa, 20% perderam uma quantidade pequena e outros 16% perderam todos os seus arquivos.


Os especialistas recomendam nunca efetuar o pagamento do resgate dos dados roubados, pois não há garantia de sua devolução após o pagamento.


Além disso, o pagamento afobado pode sugerir a importância dos dados sequestrados e fazer o criminoso continuar tentando extorquir a vítima .


Para que o ransomware deixe de ser um problema, é preciso conscientizar o usuário. Mais da metade dos participantes da pesquisa nunca tinham ouvido falar desse golpe.


Temos algumas dicas para ajudar os consumidores a evitar e lidar com essa ameaça:


1- Não clique em links de e-mails e não abra anexos de remetentes desconhecidos;


2- Nunca pague o resgate. Em vez disso, entre em contato com a autoridade legal local e informe o ataque


3- Tente descobrir o nome do programa usado para a invasão. Essa informação pode ser útil para os especialistas em CIbersegurança


4- Não insira pendrives desconhecidos na sua máquina


5- Contrate os serviços ALIX ! Invista em proteção e segurança para os dados da sua empresa e evite maiores gastos e prejuízos futuros


Conheça hoje mesmo o SUPORTE TÉCNICO GERENCIADO DA ALIX. Entre em contato com nosso time de consultores




bottom of page