Já imaginou transformar suas selfies em desenhos 3D? Conheça o “Voilá Al Artist”: aplicativo novo que bombou nas redes recentemente e chamou atenção para a privacidade online e a tecnologia de reconhecimento facial.
Uma equipe de especialistas da Kaspersky se uniu para analisar os termos de privacidade do Voilá Al Artist, e encontrou uma cláusula digna de preocupação - Segundo ela, as fotos enviadas para o aplicativo passam a ser de propriedade da empresa.
Incitamos então o questionamento: Quais usos a empresa criadora do app dará para essas imagens?
Sabemos que o aplicativo é monetizado por meio de anúncios e ofertas pagas, portanto a venda das fotos coletadas não seria o objetivo principal.
A equipe afirma que as imagens devem servir para treinar tecnologias de Inteligências Artificiais e de reconhecimento facial.
Um risco que merece ser avaliado é o uso do reconhecimento facial no lugar de senhas, seja no desbloqueio do celular ou ao acessar o Internet Banking. (Imagina precisar tirar a máscara para desbloquear o celular)😵
A partir do momento que uma empresa tem propriedade sob seus dados ou sua imagem, também cabe a ela protegê-los. Uma empresa como a dona do Voilá Al Artist dificilmente usaria as imagens para algo malicioso, como burlar uma autenticação — porém estes bancos de dados de imagens podem ser alvos de ciberataques no futuro.
Portanto, se quiser assegurar sua imagem e seus dados para não correr riscos, aqui vão algumas dicas:
Antes de baixar um app como o Voilá Al Artist, verifique quem é o desenvolvedor para garantir a autenticidade da empresa;
Baixe apps apenas nas lojas oficiais, isso diminui as chances de encontrar programas maliciosos.
Leia o termo de privacidade e as permissões no processo de instalação para saber quais informações o app terá acesso;
Encare o reconhecimento facial como uma senha – e não saia utilizando esta opção em todos os lugares;
Tenha um aplicativo de segurança confiável que permita o gerenciamento das permissões concedidas aos seus aplicativos;
Entre em contato com a ALIX por WhatsApp AQUI e descubra como você pode proteger a sua empresa.
Comments