top of page
Escrevendo

Privacidade: diferença entre WhatsApp, Telegram e Signal

Você certamente faz o uso de aplicativos de comunicação online. Desde que o WhatsApp anunciou a atualização de seus termos e condições, um grande número de usuários decidiu migrar para outros aplicativos de mensagens, como Telegram ou Signal.




Antes de concluir qual o melhor app para você, presta atenção nessas análises de cada um deles:






WhatsApp


O maior dos apps, utilizado por mais de 2 bilhões de usuários. Desde que foi vendido ao Facebook, o app cresceu em funcionalidades como canais e bate-papos em grupo, videochamadas, criptografia ponta a ponta e, recentemente, sistema de pagamento.


Ou seja, é a aplicação mais utilizada, com amplas funcionalidades, e pertence a um dos maiores conglomerados empresariais da Internet.


Telegram


Com mais de 500 milhões de usuários, pertence a uma organização autofinanciada e sem fins lucrativos fundada pelos irmãos russos Nikolái e Pável Dúrov, atualmente com sediada em Dubai.


O app é gratuito e, embora os desenvolvedores tenham buscado como monetizá-lo em 2021 para cobrir despesas de infraestrutura, eles garantem que isso não será feito por meio de publicidade ou venda do app a uma empresa, mas com funcionalidades especiais para usuários comerciais ou premium.


Signal


Ao contrário dos anteriores, é um aplicativo de código aberto, cujas bibliotecas e protocolos são publicados no github. Isso torna a implementação do aplicativo e seus protocolos de segurança facilmente verificáveis ​​por toda a comunidade.


Ainda que o Signal tenha começado a ganhar destaque em 2015, depois que Edward Snowden elogiou sua privacidade e segurança em uma conferência, atualmente ele tem mais de 10 milhões de usuários e um crescimento exponencial graças às recomendações de vários especialistas e figuras conhecidas como Elon Musk.


Entender a posição quanto a segurança desses aplicativos é fundamental para fazer sua escolha. É recomendável que você leia as políticas de privacidade antes de baixar os aplicativos.


Os três aplicativos possuem criptografia de ponta a ponta em suas mensagens. Isso significa que as mensagens são criptografadas no dispositivo do remetente e descriptografadas no do destinatário.


As mensagens trafegam criptografadas por toda a comunicação, não permitindo que os servidores de aplicativos as descriptografem.


No entanto, o WhatsApp não criptografa os metadados, ou seja, informações adicionais como para quem é enviada a mensagem (e os dados mencionados no início) e esse tipo de informação pode ser usado para deduzir com quem você está falando, a que horas, há quanto tempo, etc.

No caso do Telegram, a criptografia ponta a ponta só está disponível em mensagens secretas. As comunicações regulares também são criptografadas entre o cliente e o servidor com o protocolo do próprio Telegram, que se mostrou muito seguro. Isso se deve principalmente ao fato de o Telegram ser um serviço baseado em nuvem.

Todos os apps analisados têm a capacidade de bloquear o aplicativo com um PIN ou impressão digital, para evitar que terceiros leiam as mensagens.


Além disso, o Telegram e o Sinal agregam a opção de receber notificações sem conteúdo para não revelar textos ou remetentes no recebimento de uma mensagem.

Quando se trata de excluir mensagens enviadas, os três têm essa opção. Além disso, o Signal e o Telegram têm a possibilidade de “autodestruir” uma mensagem depois de lida pelo receptor.


No caso do WhatsApp, a opção está disponível depois de decorridos 7 dias do recebimento da mensagem, tempo muito superior aos minutos ou segundos oferecidos por seus concorrentes.


Além disso, o Telegram e o Signal fornecem um sistema de bloqueio de captura de tela que, embora não garanta que uma foto não seja tirada de outro dispositivo, adiciona proteção extra.

Por fim, o Signal adiciona alguns pontos extras, pois permite anonimizar o endereço IP do remetente em chamadas de vídeo e enviar mensagens sem revelar o número de telefone ou perfil do remetente.

Cada um dos apps tem suas vantagens e desvantagens. Basta agora avaliar qual dessas opções é mais conveniente para você.


Conheça as soluções de GESTÃO DE SEGURANÇA da ALIX e mantenha sua empresa protegida.

bottom of page