top of page
Escrevendo

Cuidado com aplicativos mal intencionados na Play Store!

Quem nunca concordou com os termos de uso e política de privacidade de um aplicativo da Playstore sem antes lê-los. Por ser um aplicativo oficial do Google, acabamos criando uma certa confiança perigosa na plataforma que não necessariamente corresponde com a sua segurança. Uma pesquisa da fabricante de antivírus Avast identificou 21 novos aplicativos android com publicidade irregular.




Esses aplicativos exibem anúncios de forma abusiva, por meio da técnica de “HiddenAds”, prática de esconder anúncios irregulares. Diferente da publicidade que patrocina a maioria dos aplicativos, a programação do “HiddenAds” faz propagandas aparecerem a qualquer momento, mesmo quando o aplicativo está fechado, sem indicar qual aplicativo é a fonte do anúncio.


"Eles também frequentemente escondem seus próprios ícones, para que não possam ser deletados, e se escondem atrás de anúncios aparentemente relevantes, de modo que é mais difícil identificá-los" - alerta a Avast.


Caso baixados, esses aplicativos podem reduzir a autonomia do celular na bateria e consumir o banco de dados móveis, além de atrapalhar o uso do aparelho.


Para não correr o risco de baixar uma aplicação irregular, a melhor solução é um sistema de verificação de aplicativos, disponibilizado pelo android, que avalia os apps instalados e notifica qualquer irregularidade. Além disso, sempre leia as avaliações dos outros usuários, pois podem conter informações a serem consideradas.


Conheça as soluções de GESTÃO DE SEGURANÇA da ALIX e mantenha sua empresa protegida
bottom of page