top of page
Escrevendo

Como manter as crianças seguras na internet

É muito difícil falar sobre a influência da internet nas novas gerações. Apesar da popularização da web no Brasil ter acontecido há mais de 30 anos, estamos vendo agora a primeira geração de crianças completamente conectadas. Crianças cuja principal fonte de entretenimento são os dispositivos móveis. Isso pode ser muito preocupante, considerando que a internet ainda é um local muito hostil e repleto de conteúdos negativos. Se não monitorado, o consumo de conteúdos indevidos na internet pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e moral de uma criança. É preciso tomar algumas precauções para que o uso da web seja segura e saudável para os pequenos.



Leia e siga as regras estipuladas pelos aplicativos. Redes sociais, por exemplo, alertam que menores de 13 anos não podem criar contas, isso inclui o Facebook, Instagram, e o Youtube. A última tem uma plataforma específica para as crianças, o Youtube Kids, que é considerada mais segura e tem várias ferramentas moderadoras que podem ser usadas pelos pais.


Mantenha o computador em uma área comum da casa, onde você consiga monitorar os acessos do seu filho. Use a internet com ele e ensine-o o melhor jeito de navegar, e o mais seguro. Mostre a ele ferramentas e recursos interessantes, que sejam seguros e agreguem para a vida da sua criança. Se achar necessário, você pode usar ferramentas de controle, oferecidas por browsers e até pelo Windows, para filtrar horários e conteúdos.


Nunca esqueça de manter uma comunicação ativa com a criança, e ouvir o que ela tem para dizer. Orientá-la e ser um ombro confiável para suas dúvidas e questões é o melhor jeito de mantê-la segura, não só na internet, mas durante toda a vida.


Por fim, é fundamental que seu dispositivo esteja seguro de qualquer ameaça, por meio de um antivírus atualizado. Além disso, sempre peça para seu filho lhe chamar antes de fazer downloads de conteúdos, e confira se estes são seguros. A partir daí, a internet pode ser um local de aprendizado, pesquisa e diversão para os jovens e crianças, já que é uma ferramenta extremamente útil e prática.


Conheça as soluções de GESTÃO DE SEGURANÇA da ALIX


bottom of page