• ALIX

Como descartar lixo corporativo da maneira adequada


Cada vez mais é preciso cautela na hora do descarte de lixos informacionais. Descartar dados relevantes pode representar riscos à segurança ou reputação de uma empresa.


Ao agir perante uma empresa, os invasores podem recorrer à lixeira para encontrar informações úteis para chantagens e ataques de phishing.


Saiba quais informações não devem ir para o lixo


É claro que você não pode simplesmente descartar documentos com títulos como "confidencial", "ultrassecreto", ‘‘senhas” etc. Mas é preciso ficar atento também a qualquer tipo de informação que pode ser usada contra você. Os hackers não precisam de muito para manchar o nome de uma empresa ou criar algum tipo de polêmica.


Mais importante, muitas pessoas não percebem, por exemplo, que uma lista de endereços de entrega, registros médicos com números de previdência social, faturas de pagamento com detalhes de cartão bancário e digitalizações de documentos de identidade de clientes também são todos dados confidenciais.


Documentos de trabalho, mesmo aqueles que não contêm dados confidenciais, podem revelar o que a equipe está fazendo, a terminologia que usa, os processos que a empresa possui e muito mais.


Como descartar então o lixo corporativo de maneira adequada



Caso ainda tenha informações físicas, destrua todos os documentos de papel, inclusive os envelopes. Prefira armazenar digitalmente seus dados para não desperdiçar recursos e facilitar o descarte das informações


Sempre limpe a lixeira do seu computador, e ao descartar dispositivos com informações importantes, como pen drives ou HDs, certifique-se de destruir antes seus sistemas para que as informações fiquem ilegíveis.



Vale lembrar também que essa responsabilidade cabe também aos funcionários da sua empresa, de saber como lidar com dados confidenciais e a importância dessa cautela


Com tantas possibilidades de brechas, essa realidade assusta. Contrate a Alix para dormir tranquilo sabendo que seus dados e informações estão na mão de profissionais competentes.


13 visualizações0 comentário