top of page
Escrevendo

Ciberataques à educação cresceram mais de 350% no primeiro semestre

A educação durante o período de pandemia foi, em sua maioria, feita à distância, por meio de veículos de comunicação on-line. Tal fato deu abertura para um aumento de mais de 350% nos ciberataques a educação, se comparado com o mesmo período de 2019. Hackers estão se passando por portais de estudo EAD como o moodle, Zoom, edX, Coursera, Google Meet, Google Classroom, Blackboard, para atrair clicks e instalar ameaças nos computadores dos desavisados.



Além disso, outros ataques utilizam de técnicas de informática para sobrecarregar uma rede até que os servidores fiquem inacessíveis. São enviadas múltiplas solicitações à página, fazendo com que o site não possa atender mais e negue o acesso ao resto dos usuários. Assim, quem está tentando entrar nas plataformas para trabalhar ou estudar acaba perdendo seus horários, tendo que remarcar essas aulas ou se transferir para outra plataforma funcional.


A demanda imediata de um novo meio de ensino, devido à necessidade de quarentena, fez com que a maioria desses portais não estivessem preparados para esse tipo de ataque virtual, se tornando um alvo ideal desses hackers.


Levando em consideração que o período de isolamento está ainda longe de seu fim, essas plataformas devem desenvolver recursos de segurança para garantir a proteção e segurança de seus usuários. É indispensável que haja uma equipe especializada e atenta a postos para lidar com esses e outros ataques.


Se você é usuário de alguma dessas plataformas e não confia nos seus recursos, existem opções de segurança para protegê-lo contra esses ataques. Nós da Alix acreditamos em uma navegação segura na internet, e por isso, disponibilizamos serviços de Checkup e Análise de Segurança; Acesso Seguro (VPN / Home Office); instalamos Firewall e Sistemas de Controle de Acesso, para garantir sua privacidade e segurança online.



Conheça as soluções de GESTÃO DE SEGURANÇA da ALIX e mantenha sua empresa protegida

bottom of page