Fique atento para não cair nos golpes desta época de promoção!

Cuidado com a aquisição desenfreada de produtos e a desatenção com o compartilhamento dos seus dados pessoais e de compra!
A equipe LGPD da ALIX preparou um texto esclarecedor sobre os cuidados que devemos ter nesta época do ano, concernentes à Segurança da Informação e Privacidade de Dados.
Segurança da Informação e a Black Friday: Dicas de Especialistas
Neste mês de novembro muitas empresas realizam a campanha do Black Friday para alavancarem as suas vendas, e, infelizmente, criminosos acabam utilizando desta campanha para praticar fraudes, o famoso Black Fraude.

Em relação à segurança, o que podemos fazer para evitar estas fraudes? Aqui estão algumas dicas:
SITES SEGUROS: Antes de efetuar qualquer compra, pesquise sobre a empresa e o e-commerce que você está comprando, verifiquei se existe uma política sobre a privacidade de dados. Se a compra for online (e-commerce), veja se o site possui política de cookies e se está seguro utilizando a tecnologia de criptografia dos dados. Para identificar este item, identifique no seu navegados se antes do endereço do site está o protocolo HTTPS. Exemplo: https://www.minhalojavirtual.com.br;
PAGAMENTOS: Evite salvar os dados de pagamentos no seu computador, navegador ou e-commerce onde está efetuando a compra. Caso o seu computador for infectado por algum vírus ou o e-commerce sofrer algum tipo de ataque de hacker, os seus dados de pagamento podem vazar na internet;
CARTÃO DE CRÉDITO VIRTUAL: Utilize cartão de crédito virtual para efetuar as compras de produtos ou serviços no e-commerce. Com ele você pode controlar o valor, quantidade de transações e o local da compra. Veja com a sua empresa do cartão como faz para criar e gerenciar o seu cartão de crédito virtual;
PROTEÇÃO CONTRA VÍRUS: Sempre utilize um bom antivírus em seu computador ou smartphone antes de efetuar qualquer compra na internet. Existem vírus que podem capturam os dados de acessos e pagamentos das compras que são realizados por você no e-commerce;
SENHAS FORTES: Utilize senha forte quando for efetuar o cadastro em algum e-commerce. Procure utilizar senha com no mínimo 10 caracteres, números, letras e caracteres especiais ($*#@).
Privacidade de Dados: O que você precisa saber
BLACK FRIDAY E O CONSENTIMENTO DO TITULAR
A Black Friday está próxima e é fato a intensificação das propagandas, divulgações e vendas. Com isso, temos também uma maior troca de informações pessoais, seja de forma virtual ou física.
Mas será que os empresários estão adequados à LGPD para poder atender seus requisitos legais?
Primeiro de tudo, importante lembrar que a Lei permite o tratamento de dados pessoais em algumas hipóteses, sendo a principal delas quando o titular der o consentimento para tal.
No caso específico da Black Friday, podemos utilizar:
CONSENTIMENTO: Coletar a ciência expressa, inequívoca do titular dos dados pessoais. Muito utilizada nos casos de tratamento para uso de marketing;
EXECUÇÃO CONTRATUAL: No caso de compra e venda, estamos falando em uma relação contratual, então os dados estritamente necessários para concretização desse contrato, podem ser tratados apenas para essa finalidade sem o consentimento do titular;
OBRIGAÇÃO LEGAL: Também podemos ter dados sendo tratados para cumprir com uma obrigação legal, como colocar o CPF na nota fiscal, não exige o consentimento do titular, mas precisa ser utilizado somente para esse objetivo;
LEGÍTIMO INTERESSE: Quero enviar marketing, mas não tenho o consentimento do titular, o que eu faço? A lei traz também a base legal do legítimo interesse que permite o tratamento dos dados pessoais para atingir os interesses legítimos do controlador. Mas CUIDADO! É necessário que se faça uma análise detalhada balanceando os interesses do controlador e os direitos do titular.
Aqui vão algumas dicas:
Cuide ao enviar propagandas em excesso aos titulares se não possuir uma base legal;
Não utilize os dados coletados para cadastro de compra para outra finalidade, a não ser que nesse cadastro o titular consentiu de forma expressa ao envio de publicidade;
Não utilize o Legítimo Interesse sem antes fazer um LIA (Teste de ponderação);
Tenha uma política de privacidade de fácil acesso;
Colete apenas dados pessoais estritamente necessários.
Visite nossas redes sociais, nas quais falaremos sobre o assunto e preparamos novidades.
Confira a chamada do nosso consultor, Wagner Arendt:
Fonte: Equipe LGPD da ALIX Tecnologia Corporativa
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