top of page
Escrevendo

As pessoas como peça fundamental à segurança da informação

O Fator humano em uma Organização pode ser considerado um alicerce ou vulnerabilidade. Como seria se ele fosse uma vulnerabilidade?


Inicialmente, vale a pena ressaltar que todos nós temos um preço, cabe descobrir qual? Sendo assim, estamos vulneráveis.


A estrutura de organização por mais que seja criteriosa e rígida, tem como base o ser humano, responsáveis por atitudes e decisões, sejam elas boas ou ruins. Ele é o elo fraco da corrente, podendo ser o maior amigo ou o pior inimigo da Organização.


É o ser humano que decide as normas, regras e as diretrizes, mas também decide se vai ou não as seguir.

Enfim, pode ser considerado como a maior vulnerabilidade de um sistema, e via uma ação inadequada, pode causar grandes danos a uma organização, podendo levar até a sua falência.




Será que existe alguma fórmula padrão para minimizar as vulnerabilidades do fator Humano?


Não se vê ou não existe uma fórmula padrão, mas talvez boas práticas podem ser utilizadas para mitigar as vulnerabilidades do fator humano:

  1. Contratar um profissional que compactue com a filosofia da empresa, além dos conhecimentos técnicos, e deixar claro em contrato os direitos e deveres desse colaborador em relação às informações a serem manipuladas, e ao uso dos recursos computacionais da organização.

  2. Dar conhecimento e capacitar o seu colaborador quanto às normas, regimentos, procedimentos e política de segurança da informação, e mantê-lo sempre motivado e antenado aos possíveis incidentes de segurança da informação.

Reflita sempre, pois ao contratar um profissional para a sua Organização você deverá estar trazendo um parceiro para a empreitada do seu negócio.


bottom of page