top of page
Escrevendo

Apps falsos sobre o Auxílio Emergencial inundam o Google Play

A liberação da nova parcela do auxílio emergencial em 2021 trouxe com ela diversos aplicativos falsos na Play Store. Esses aplicativos imitam o app oficial da Caixa, e buscam ser baixados por um usuário desavisado.



Esses Apps não requisitam nenhum dado pessoal, além de algumas solicitações para o número do PIS (identificação social que pode ser consultada nos extratos do FGTS, no Cartão Cidadão ou na Carteira de Trabalho).





Existe uma grande possibilidade desses aplicativos se tornarem, eventualmente, maliciosos.


Basta que uma atualização seja feita pelo provedor do App falso para começar a pedir dados pessoais e financeiros dos usuários.


Mas se o app não rouba dados, qual o objetivo dos criminosos criadores dessas armadilhas?


Veja, esses aplicativos exibem uma quantidade enorme de anúncios, garantindo pageviews ao criador. Para incentivar o acesso ao App, os criminosos ainda enviam uma grande quantidade de notificações, que são exibidas pelo menos a cada 10 minutos, pedindo para o usuário abrir o app.



Quanto mais acesso, mais propagandas são visualizadas e mais dinheiro ele ganha.




Não caia nesse golpe! É preciso lembrar que o App oficial da Caixa Econômica tem o nome completo do banco como provedor, como ilustrado na imagem.





Faça sua pesquisa para comprovar a autenticidade do App antes de baixá-lo. Se ainda não tiver certeza de que o app é real e seguro, não insira informações pessoais.


Use soluções de segurança confiáveis para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças.


Solicite AGORA o Monitoramento da ALIX e descubra como é simples e seguro manter sua infraestrutura de TI monitorada 24 horas por dia.

bottom of page