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Americanas perderam R$ 923 milhões em vendas com ataque

As lojas Americanas perderam um total de R$ 923 milhões em vendas por causa do ataque cibernético sofrido na segunda-feira 21 de fevereiro de 2022.


Foram três dias até que a operação retornasse ao normal em 24 de Fevereiro, segundo explica aos acionistas o relatório de resultados do primeiro trimestre de 2022. No ataque, reivindicado pelo grupo Lapsus$, foram atingidas também as operações de e-commerce do Submarino, Shoptime e Sou Barato.


A empresa relatou que as lojas físicas permaneceram em funcionamento, assim como a operação de logística, mas que “nossos ambientes de e-commerce precisaram ficar fora do ar para garantir a segurança de nossos clientes, fornecedores e parceiros. Para somar forças ao nosso time interno e às empresas parceiras de segurança, na resolução e investigação deste incidente, acionamos especialistas mundialmente reconhecidos e com experiência em situações como essa”.


O relatório, que se inicia com a mensagem do CEO Miguel Gutierrez intitulada “Uma só Americanas revela sua potência”, informa que no dia 23/02 os ambientes de e-commerce começaram gradualmente a ser restabelecidos:


“Sempre observando os devidos protocolos de segurança, e, no dia 24/02, retornamos com todos os nossos canais de atendimento e ampliamos horários e benefícios para os clientes. Não há evidências de outros danos, além do fato de termos ficado com nossas operações de e-commerce suspensas. Após o incidente de segurança, que impactou o GMV na segunda quinzena de fevereiro, vimos o ritmo de vendas ser retomado nas semanas seguintes. Nossos clientes seguiram comprando conosco. Dessa forma, o GMV do e-commerce cresceu 20% no 1T22, mesmo diante de uma base desafiadora (+89% no 1T21). Desconsiderando os efeitos do período de indisponibilidade do e-commerce, estimamos que o crescimento teria sido de 30%”.


A íntegra do relatório está em “hxxps://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/347dba24-05d2-479e-a775-2ea8677c50f2/9f1d48d8-8a31-c4f3-a3cb-da187214673a?origin=1”.


Postado em: 15/05/2022

Fonte: Ciso Advisor


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