Quantas vezes, dentro da sua empresa, ocorreram trocas de dados de clientes por e-mail e transferências de informações entre setores?
Imagine se estes dados importantíssimos do seu cliente fossem parar em outra caixa de e-mail; aquela base de clientes que sua empresa levou anos para conseguir, simplesmente copiada para um disco externo e vendida.
Assim como o tráfego de dados ocorre de forma saudável dentro de uma empresa, existe sempre a preocupação com os erros humanos, sejam eles intencionais ou não.
Com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), além do prejuízo comercial e administrativo que você teria com um incidente envolvendo a sua base de dados, sua empresa estará passível às sanções que a LGPD impõe.
Foi pensando neste tipo de proteção, que apresentamos o Data Loss Prevention, ou simplesmente DLP, que em sua tradução significa PREVENÇÃO CONTRA PERDA DE DADOS.
O propósito dessa ferramenta é blindar todos os dados que você possui sob sua responsabilidade, evitando sua extração por qualquer ferramenta que não tenha autorização expressa da gestão da empresa.
A ferramenta DLP age dentro de toda a estrutura, bloqueando todos os formatos de dispositivo para transferência de dados.
Dentre os dispositivos mais comuns, estão: USB, Bluetooth, E-mails, Impressoras, FTPs, etc.
A eficiência da DLP está em proteger os arquivos desta troca de local sem autorização prévia.
Muitas empresas negligenciam a necessidade de proteção de dados, apenas para encarar as consequências de ficar desprotegido e perceber sua importância.
Proteger seus dados significa profissionalismo, confiança e adequação à legislação. Quer conhecer um pouco mais sobre a DLP? Fale com um dos nossos colaboradores por WhatsApp AQUI, e venha ser ALIX!
Autoria: Marcio Figueiredo, consultor ALIX
Comments