• ALIX

Dilema das redes: brasileiros e a troca de dados por benefícios

O novo lançamento da Netflix foi alvo de muitas polêmicas. “O Dilema das Redes”, documentário onde especialistas na área alertam sobre os perigos das redes sociais, assustou muitos usuários. Três semanas após o lançamento do filme, dados da Decode mostram aumento de 250% em pesquisas por “desativar/ excluir Facebook”

A razão do medo é muito bem justificada. O documentário conta com depoimentos de pessoas que desenvolveram as redes que usufruímos diariamente, fato que pesa ainda mais para a seriedade do assunto. Segundo o grupo entrevistado, as mídias estão seguindo por um caminho muito prejudicial à espécie humana.

Com o objetivo principal de gerar lucro, grandes empresas como Facebook, Google e Twitter, usam de recursos questionáveis para manter o usuário sempre online. O foco não é expor conteúdos interessantes, valorosos ou até mesmo verdadeiros. Mas sim, apelar para padrões que agradam o cérebro humano, inconscientemente, para que o engajamento aumente.

A questão principal é que a decisão de quais conteúdos nos serão mostrados está à cargo de uma máquina. Os próprios programadores já não tem mais noção das decisões que essa inteligência artificial está tomando para maximizar o tempo do usuário online. Essa máquina faz testes em poucos usuários, mostrando conteúdos potencialmente agradáveis, e quando aprovada a eficácia em engajar, aplica em grande escala esses recursos no resto da rede. Vale lembrar que é insignificante para a máquina quais são esses conteúdos, dando brecha para o compartilhamento de fake news e teorias da conspiração.

Nesse sentido, nós, usuários dessas redes, ficamos confinados em uma bolha de informação, onde só nos é sugeridos conteúdos que o algoritmo julga nos manter online. E assim, usamos a maior rede informacional do mundo para acessar as mesmas informações e posts vazios, que espalham desinformação e descredibilizam a ciência.

Mas então, como devemos utilizar essa tão valiosa ferramenta contemporânea? A ALIX traz algumas sugestões para você manter-se seguro e aproveitar da internet de maneira saudável:


  • Procure apenas manter aplicativos que agregam à sua vida;

  • Reduza ou desative as notificações no seu celular;

  • Não faça uso das ferramentas de “recomendados” nas plataformas online;

  • Faça a checagem das informações antes de compartilhar alguma coisa, ou fique atento se a postagem apela muito para o emocional, pode ser mentira;

  • Limite o acesso das crianças às redes urgentemente, e fique atento às coisas que elas consomem.

www.alix.com.br

@alixtecnologia

0 visualização

CONTATO

Central de Atendimento (48) 3034-5474

Alix – Unidade Florianópolis/SC
Centro Executivo Mirage Tower
Av: Rio Branco, 333 – Sala 1203
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88.015-201

Alix – Unidade São José/SC
Edifício Vitória Center
Rua: Arthur Mariano, 362 – Sala 402
Forquilhinhas – São José – SC
CEP: 88106-500

Alix – Unidade São Paulo/SP
Edifício THERA Faria Lima
Rua Paes Leme, 215 – sala 2005
Pinheiros – São Paulo – SP
CEP 05424-150

logo-face-alix-tecnologia.png
logo-insta-alix-tecnologia.png
logo-linkedin-alix-tecnologia.png

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A ALIX | DESENVOLVIDO POR AGÊNCIA GOPY PUBLICIDADE E PROPAGANDA