A maturidade de uma organização perante a Lei Geral de Proteção de Dados pode ser vista como uma forma de aprimorar os seus processos gerenciais. Pode-se citar que uma organização possui os seus processos gerenciais alinhados com o seu planejamento estratégico.
Quanto a LGPD, o conceito de maturidade também pode ser aplicado. Portanto, para citar que uma organização possui um alto grau de maturidade em à relação LGPD é quando a mesma possui um alto nível de adequação aos requisitos e exigências da Lei.
O que é um Diagnóstico de Maturidade
O diagnóstico de maturidade, as vezes conhecido como análise e diagnóstico macro, pode ser definido como uma avaliação, na maioria das vezes na fase inicial de aderência à LGPD que tem como objetivo prover um diagnóstico do nível de adesão da organização aos requisitos e exigências da Lei.
Técnicas de Aplicação
Uma das técnicas mais aplicadas ao diagnóstico de maturidade é o questionário ou mesmo entrevistas. O uso dessas técnicas possibilita obter uma visão tanto quantitativa ou qualitativa do nível de adesão da organização.
A forma qualitativa pode-se aplicar a técnica de entrevista estruturada, no qual são entrevistados os gestores de negócios sobre vários requisitos que a Lei possui.
Esta técnica demandará conhecimento do entrevistador para que o mesmo possa abstrair das respostas do entrevistado a real essência de sua resposta.
Essa pesquisa possibilitará uma comparação quanto a adequação da LGPD, entre as diversas áreas de atuação da organização, dando ao consultor uma avaliação mais próxima a realidade da situação de maturidade da organização. A forma quantitativa pode ser realizada utilizando-se de questionários com base na técnica de escala Likert.
Essa técnica é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários. As pessoas que respondem a um questionário baseado nesta escala, especificam seu nível de concordância com uma determinada afirmação. Vale a pena ressaltar que outras técnicas quantitativas podem ser aplicadas. Você pode montar um questionário fazendo referência a cada item ou requisito da Lei.
Para cada requisito uma pergunta, com as respostas sim ou não. O término, você verifica o percentual de respostas positivas em relação ao requisito da Lei e entra em uma escala com classes de valores qualitativos nominais, por exemplo:
De 0% a 50% - não adequado a Lei
De 51% a 70% - parcialmente adequado a Lei
De 71% a 90% - adequado a Lei
De 91% a 100% - plenamente adequado a Lei
O diagnóstico de maturidade é uma ferramenta fundamental para o sucesso de adequação à LGPD. Deve ser aplicado no início do processo, mas para se certificar que a adequação foi um sucesso, não deixe de aplica-lo ao final do processo de adequação.
A ALIX lhe oferece assistência para lidar com os mais diversos aspectos da LGPD. Confie em uma empresa especializada e treinada para garantir o andamento do seu negócio em harmonia com a Lei Geral de Proteção de Dados.
ACESSE O GUIA DEFINITIVO DA ADEQUAÇÃO COMPLETA A LGPD | ALIX LGPD 360º
Comments