• ALIX

Diagnóstico de Maturidade da LGPD

Atualizado: Abr 7

A maturidade de uma organização pode ser vista como uma forma de aprimorar os seus processos gerenciais. Pode-se citar que uma organização possui os seus processos gerenciais alinhados com o seu planejamento estratégico.


Quanto a LGPD, o conceito de maturidade também pode ser aplicado. Portanto, para citar que uma organização possui um alto grau de maturidade em à relação LGPD é quando a mesma possui um alto nível de adequação aos requisitos e exigências da Lei.


O que é um Diagnóstico de Maturidade


O diagnóstico de maturidade, as vezes conhecido como análise e diagnóstico macro, pode ser definido como uma avaliação, na maioria das vezes na fase inicial de aderência à LGPD que tem como objetivo prover um diagnóstico do nível de adesão da organização aos requisitos e exigências da Lei.


Técnicas de Aplicação


Uma das técnicas mais aplicadas ao diagnóstico de maturidade é o questionário ou mesmo entrevistas. O uso dessas técnicas possibilita obter uma visão tanto quantitativa ou qualitativa do nível de adesão da organização.


A forma qualitativa pode-se aplicar a técnica de entrevista estruturada, no qual são entrevistados os gestores de negócios sobre vários requisitos que a Lei possui. Esta técnica demandará conhecimento do entrevistador para que o mesmo possa abstrair das respostas do entrevistado a real essência de sua resposta. Essa pesquisa possibilitará uma comparação quanto a adequação da LGPD, entre as diversas áreas de atuação da organização, dando ao consultor uma avaliação mais próxima a realidade da situação de maturidade da organização.


A forma quantitativa pode ser realizada utilizando-se de questionários com base na técnica de escala Likert. Essa técnica é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários. As pessoas que respondem a um questionário baseado nesta escala, especificam seu nível de concordância com uma determinada afirmação.


Vale a pena ressaltar que outras técnicas quantitativas podem ser aplicadas. Você pode montar um questionário fazendo referência a cada item ou requisito da Lei. Para cada requisito uma pergunta, com as respostas sim ou não. O término, você verifica o percentual de respostas positivas em relação ao requisito da Lei e entra em uma escala com classes de valores qualitativos nominais, por exemplo:


  • De 0% a 50% - não adequado a Lei

  • De 51% a 70% - parcialmente adequado a Lei

  • De 71% a 90% - adequado a Lei

  • De 91% a 100% - plenamente adequado a Lei


O diagnóstico de maturidade é uma ferramenta fundamental para o sucesso de adequação à LGPD. Deve ser aplicado no início do processo, mas para se certificar que a adequação foi um sucesso, não deixe de aplica-lo ao final do processo de adequação.


A ALIX lhe oferece assistência para lidar com os mais diversos aspectos da LGPD. Confie em uma empresa especializada e treinada para garantir o andamento do seu negócio em harmonia com a Lei Geral de Proteção de Dados.


ACESSE O GUIA DEFINITIVO DA ADEQUAÇÃO COMPLETA A LGPD | ALIX LGPD 360º
8 visualizações0 comentário