• ALIX

COMO A LGPD TRANSFORMOU AS ÁREAS JURÍDICAS E DE SI COMO ESTRATÉGICAS?

Atualizado: Abr 19


É muito comum procurar bombeiros quando nos deparamos com incêndios, pois eles são os profissionais preparados para lidar com as chamas, manter as pessoas em segurança e calcular o tamanho do impacto, além de tantas outras ações.


Até então os setores jurídicos e de T.I. foram vistos como os bombeiros das empresas, isso porque comumente se vê empresas chamando o advogado apenas quando recebe uma notificação, e o “rapaz” do T.I. quando alguma tecnologia não está funcionando


O que acontece é que com o passar dos anos, o avanço tecnológico e o crescimento das movimentações judiciais os setores de tecnologia e jurídico passaram a ter um grau de importância ainda maior, principalmente em grandes empresas.


A partir da entrada em vigor da lei, principalmente por uma visão dos profissionais de privacidade, viu-se as áreas de tecnologia e jurídicos se movimentando para compreender essa “nova lei”, a fim de levar essa obrigação legal aos seus corpos diretivos.


Estes foram os setores responsáveis, em sua maioria, por levantar o debate acerca do tema e até de buscar uma consultoria especializada para ajudar a sua empresa, se tornando assim detores indispensáveis por demandas estratégias das organizações.


A Lei Geral de Proteção de Dados, por ser multissetorial, interdisciplinar e extraterritorial, vem sendo um debate latente a todos os tamanhos de empresa e esses setores tornaram-se fundamentais para o desenvolvimento do programa de adequação, isso porque trata-se de uma legislação com fortes influências em prevenção nos âmbitos jurídicos e tecnológicos.


Importante ressaltar que a adequação à essa legislação não se limita a eles, devendo ser incorporado por toda a empresa, de todo modo hoje se tem orgulho em ver empresas deixarem de tratar esses setores como bombeiros e passarem a tratá-los como setores fundamentais para o desenvolvimento estratégico das organizações.


Autora: Priscila Santana

Consultora de Compliance, com ênfase em Privacidade de Dados

LGPD 360º - Alix Tecnologia


ACESSE O GUIA DEFINITIVO DA ADEQUAÇÃO COMPLETA A LGPD | ALIX LGPD 360º

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo