• Luiz Otavio Lento

ALIX LGPD 360°: As pessoas como peça fundamental à Segurança da Informação

Atualizado: Mar 8

O Fator humano em uma Organização pode ser considerado um alicerce ou vulnerabilidade. Como seria se ele fosse uma vulnerabilidade?


Inicialmente, vale a pena ressaltar que todos nós temos um preço, cabe descobrir qual? Sendo assim, estamos vulneráveis.


A estrutura de organização por mais que seja criteriosa e rígida, tem como base o ser humano, responsáveis por atitudes e decisões, sejam elas boas ou ruins. Ele é o elo fraco da corrente, podendo ser o maior amigo ou o pior inimigo da Organização.


É o ser humano que decide as normas, regras e as diretrizes, mas também decide se vai ou não as seguir. Enfim, pode ser considerado como a maior vulnerabilidade de um sistema, e via uma ação inadequada, pode causar grandes danos a uma organização, podendo levar até a sua falência.


Será que existe alguma fórmula padrão para minimizar as vulnerabilidades do fator Humano?


Não se vê ou não existe uma fórmula padrão, mas talvez boas práticas podem ser utilizadas para mitigar as vulnerabilidades do fator humano:

  1. Contratar um profissional que compactue com a filosofia da empresa, além dos conhecimentos técnicos, e deixar claro em contrato os direitos e deveres desse colaborador em relação às informações a serem manipuladas, e ao uso dos recursos computacionais da organização.

  2. Dar conhecimento e capacitar o seu colaborador quanto às normas, regimentos, procedimentos e política de segurança da informação, e mantê-lo sempre motivado e antenado aos possíveis incidentes de segurança da informação.

Reflita sempre, pois ao contratar um profissional para a sua Organização você deverá estar trazendo um parceiro para a empreitada do seu negócio.


Baixe o GUIA DEFINITIVO DA ADEQUAÇÃO COMPLETA A LGPD da ALIX

8 visualizações0 comentário

CONTATO

Central de Atendimento (48) 3034-5474

Alix – Unidade Florianópolis/SC
Centro Executivo Mirage Tower
Av: Rio Branco, 333 – Sala 1203
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88.015-201

Alix – Unidade São José/SC
Edifício Vitória Center
Rua: Arthur Mariano, 362 – Sala 402
Forquilhinhas – São José – SC
CEP: 88106-500

Alix – Unidade São Paulo/SP
Edifício THERA Faria Lima
Rua Paes Leme, 215 – sala 2005
Pinheiros – São Paulo – SP
CEP 05424-150

logo-face-alix-tecnologia.png
logo-insta-alix-tecnologia.png
logo-linkedin-alix-tecnologia.png

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A ALIX | DESENVOLVIDO POR AGÊNCIA GOPY PUBLICIDADE E PROPAGANDA