• ALIX

A América Latina sofreu mais de 41 bilhões de tentativas de ataque cibernético em 2020

Atualizado: há 3 dias


O laboratório FortiGuard Labs, da Fortinet, coleta e analisa diariamente incidentes de segurança cibernética em todo o mundo. Foram anunciados os resultados da pesquisa para o quarto trimestre de 2020, em que foram registradas um total de 41 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos durante 2020 em toda a América Latina e Caribe.


Nesse período, ameaças como e-mails de phishing se espalharam por toda a América Latina com arquivos HTML anexados, tentando redirecionar o navegador da web para sites maliciosos.


A web tornou-se o veículo mais comum para a distribuição de arquivos infectados, muitas vezes tornando-se a porta de entrada para ransomware.


Embora o número de tentativas de ataques cibernéticos continue extremamente alto, o mais preocupante é o grau de sofisticação e eficiência alcançado pelos cibercriminosos.


Com a ajuda de tecnologias avançadas e inteligência artificial, foram desenvolvidos ataques direcionados, que obtêm maior chance de sucesso. Agora, os criminosos precisam de menos tentativas e causam mais danos.


Para 2021, a Fortinet previu outra tendência significativa: o surgimento de novas fronteiras inteligentes – isto é, redes que se adaptam e se expandem de acordo com a necessidade do usuário. Isso criará diferentes vetores de ataque, e também permitirá que grupos de dispositivos comprometidos possam trabalhar juntos para atingir as vítimas em velocidades de 5G.


Antigas botnets ainda estão ativas na América Latina. Algumas das botnets mais detectadas na região são Gh0st e Andromeda, também conhecidas como Gamaru e Wauchos. Uma grande operação de eliminação da botnet Andromeda foi realizada pelas forças de segurança cibernética em dezembro de 2017, mas ela continua ativa.



Depois de tanta informação assustadora, você não vai querer ficar desprotegido. É fundamental ter softwares de proteção e adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados, além de ter seus sistemas atualizados constantemente. Quer uma equipe experiente e treinada monitorando sua rede? Contrate os serviços Alix e transicione para a segurança sem esforços!


Solicite AGORA o Monitoramento da ALIX e descubra como é simples e seguro manter sua infraestrutura de TI monitorada 24 horas por dia.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo